Fondues de queijo
Conheça algumas dicas de preparo.
O preparo deve ser feito no fogão. O fogo da espiriteira serve apenas para manter a fondue na temperatura correta. Utilize temperatura média, 80�C. Mexa com cuidado pois a massa de queijo é pesada.
Para corrigir a fondue mole, junte um pouco mais de queijo ralado, sem parar de mexer, até a massa encorpar. Outra opção é adicionar um pouco de maisena dissolvida em leite frio e aquecer. Mexa até encorpar.
Para corrigir a Fondue dura, aqueça à parte um pouco de vinho branco seco, e despeje na massa sem parar de mexer.
Cuidado ao misturar vinhos muito doces ao queijo pois podem formar grumos. Melhore a textura acrescentando um pouco de suco de limão, vinagre ou vinho seco.
Os queijos de classificação duras como Emmental ou Suiço, Cantal, Comté, Chester, Gruyère, Cheddar, Tilsit são queijos que pelo seu tempo de cura possuem sabores característicos aromáticos e intensos, alguns com leve sabor que lembra avelãs (Emmental). Dão bons resultados após derretidos. Deve-se ralar ou cortar em cubos pequenos para facilitar o derretimento.
Os queijos de classificação macia como Bel Paese, Edam, Fontina, Gouda, são mais amanteigados, gordurosos, suaves e cremosos e dão uma ótima mistura com os outros ingredientes da fondue, deixando-a com uma textura suave, que derrete na boca.
O queijo Muçarela, é indicado para preparar fondues à base de leite. Não dá bons resultados com bebidas alcoólicas. O queijo Provolone após curado torna-se picante. Para as fondues deve-se misturar com Emmental ou Gruyère.
Euro - Todos os direitos reservados Política de privacidade HAL9000